Foram enviados para Brasília 74 agentes de segurança do Amazonas, segundo informou o governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), nessa terça-feira (10/1). De acordo com o governador, o envio dos agentes foi divido em dois grupos. Primeiro, foram enviados 45 pessoas e depois mais 29.
Wilson Lima afirmou que os agentes devem atuar na capital de 7 a 10 dias. O envio dos agentes ocorreu após solicitação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, após os atos de vandalismo e depredação no Palácio do Planato, Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal, ocorridos no último domingo (8/1). Após o ocorrido, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou Intervenção Federal, até o dia 31 de janeiro.
Entre os agentes enviados estão integrantes das Rondas ostensivas Candido Mariano (ROCAM), Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCÃES), Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (MARTE) e Grupamento de Radio-patrulhamento Aéreo (GRAER). O grupo foi levado para a capital do Distrito Federal em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).