Numa ação que reuniu cerca de 80 pessoas, a Marina do Davi recebeu, no último sábado (28/1), um mutirão de limpeza que retirou 534 kg de resíduos do local. A iniciativa foi promovida pelo Pacto Global, ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), e que engaja empresas em projetos de impacto positivo para o meio ambiente e sociedade, em parceria com o projeto Remada Ambiental.
O mutirão faz parte de uma série de ações de conscientização que acontecerão em 2023 em parceria com a marca de refrigerantes Sprite e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no País, a Solar Coca-Cola.
O material coletado no mutirão foi destinado ao Ponto de Entrega Voluntária (PEV), instalado pela Remada Ambiental na Marina. A estrutura montada em julho de 2022, além de incentivar o descarte correto dos resíduos, contribui também para educação ambiental de quem frequenta o espaço. "Nós pedimos a todo mundo que faz uso da Marina, do rio Tarumã-Açu, que traga seus resíduos e utilize nosso Ponto de Entrega Voluntária, porque desta maneira, estaremos fazendo a nossa parte respeitando o meio ambiente”, ressalta Jadson Maciel, empreendedor social e criador do projeto.
O mutirão que contempla seis cidades brasileiras já esteve em Recife (PE), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Santos (SP) e segue para o Rio de Janeiro. “A ideia é que todas as cidades se mobilizem, não somente para os mutirões, mas também para que reflitam de onde vêm os resíduos que acabam parando em nossos mares”, explica Gabriela Otero, coordenadora do Blue Keepers.
A iniciativa marca também o engajamento da Sprite no programa Blue Keepers, que faz parte da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil. A marca de refrigerantes recentemente mudou sua icônica garrafa verde para a transparente, reforçando o compromisso da The Coca-Cola Company por um Mundo Sem Resíduos, facilitando assim a reciclagem do material.
Sobre o Pacto Global da ONU
Como uma iniciativa especial do Secretário-Geral da ONU, o Pacto Global das Nações Unidas é uma convocação para que as empresas de todo o mundo alinhem suas operações e estratégias a dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção. Lançado em 2000, o Pacto Global orienta e apoia a comunidade empresarial global no avanço das metas e valores da ONU por meio de práticas corporativas responsáveis.
Com mais de 16 mil empresas e quase 4 mil organizações não-empresariais, distribuídas em 70 redes locais, que abrangem quase 170 países, é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. Para mais informações, siga @globalcompact nas mídias sociais e visite nosso website em www.unglobalcompact.org. O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje caminha para a segunda maior rede local do mundo, com mais de 1.800 participantes. Os mais de 50 projetos conduzidos no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentos e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Para mais informações, siga @pactoglobalbr nas mídias sociais e visite nosso website em www.pactoglobal.org.br.