O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas deu início a implantação da Unidade Demonstrativa (UD) de pecuária em Presidente Figueiredo (distante 117 quilômetros de Manaus), instalada na Fazenda Boa Esperança, do produtor rural Edson Maciel. Os técnicos da Unidade Local do Idam no município fizeram o plantio do capim para pastagem dos animais em uma área preparada com mecanização e correção de acidez do solo e adubação fosfatada.
A coordenadora do projeto prioritário de pecuária do Idam, a zootecnista Maria das Dores Oliveira, ressalta que o preparo do solo é indispensável para a formação de uma boa pastagem.
"Essa área será piqueteada para adoção do sistema de pastejo rotacionado, que é caracterizado pela alternância entre período de pastejo e de descanso em cada piquete. O que possibilita maior aproveitamento da área, maior produtividade e menor compactação do solo”, destacou a técnica durante a visita na fazenda realizada nos dias 30 e 31 de janeiro.
Ainda segundo a zootecnista, os animais necessitam de alimento de melhor qualidade, isso significa que o capim deve ser consumido no ponto ideal. Pois dessa forma, aproveita-se melhor o alimento e diminui a eructação, reduzindo a emissão de metano, um dos gases do efeito estufa (GEE’s).
"Isso é um dos aspectos da pecuária sustentável, que é o objetivo do Idam. Levar o conceito e as tecnologias de pecuária sustentável para os pequenos agricultores e mostrar que é possível obter lucratividade superior aos sistemas tradicionalmente utilizados", ressaltou.
O próximo passo será a subdivisão da área com cerca elétrica específica para esse fim e aguardar em torno de 120 dias até o capim estar pronto para o pastejo, só então os animais serão colocados no sistema e poderemos visualizar como funciona a U D com todos os componentes.