As duas cargas com as fórmulas infantis que atenderão, em caráter emergencial, os usuários do programa “Leite do Meu Filho”, estão em trânsito, segundo informou a Prefeitura de Manaus.
As cargas estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e a previsão é de que entre o final deste mês e o início do mês de março, às remessas estejam em Manaus para os trâmites de desembaraço junto aos órgãos fiscalizadores e posterior distribuição aos beneficiários do Programa.
A primeira carga, com mais de 60 mil unidades, saiu de Belém (PA) na última terça-feira (21/2) com previsão de chegada para o próximo dia 27. A segunda carga, com aproximadamente 20 mil latas, deve sair ainda nesta quinta-feira, 23, com previsão de chegada para o dia 1º de março.
A falta dos itens disponibilizados pelo programa “Leite do Meu Filho” se deu em razão do descumprimento, por parte do fornecedor, dos prazos legais de entrega. Esgotados os prazos, a Semsa procedeu com a compra emergencial diretamente do fabricante, no dia 2/2, com a previsão inicial de recebimento em 21 dias.
A compra emergencial vai garantir o fornecimento das fórmulas infantis com entregas retroativas a janeiro e fevereiro.
A Semsa orienta que os responsáveis pelas crianças beneficiadas pelo programa aguardem comunicado nos canais oficiais da Prefeitura de Manaus sobre a data de regularização das entregas.
Apenas os beneficiários de 6 a 12 meses devem seguir com a rotina de retirada do produto específico para essa faixa etária, que se encontra disponível.