Em articulação do senador Omar Aziz (PSD-AM) com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), o ex-deputado federal Bosco Saraiva foi indicado para presidir a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em audiência no nesta quinta-feira (6/4), com o vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin.
A nomeação do ex-deputado Bosco Saraiva será publicada no Diário Oficial da União no primeiro dia útil da semana próxima semana.
Bosco relatou que vice-presidente lhe fez o convite oficialmente, na tarde desta quinta-feira (6), e ele aceitou comandar a Suframa, "atendendo a uma indicação e decisão tomada por toda a bancada do Amazonas no Congresso Nacional”, declarou Bosco Saraiva, conforme reportagem do site BNC.
Na reunião de trabalho, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, apresentou a Bosco Saraiva relatórios e documentos referentes à Suframa e à Zona Franca de Manaus.
Zona Franca
A Superintendência da Zona Franca de Manaus é uma autarquia vinculada ao agora Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, pasta comandada pelo vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, que administra a Zona Franca de Manaus e as áreas dos estados de Rondônia, Roraima, Acre e Amapá.
A Suframa, desde sua criação, tem como objetivo construir um modelo de desenvolvimento regional que utilize os recursos naturais de forma sustentável, de maneira que existam negócios economicamente viáveis (iniciativas que se apoiam no conceito de floresta em pé) e dando prioridade a qualidade de vida das populações locais.
Além do Distrito Industrial de Manaus, a Suframa gere outras áreas da Amazônia Ocidental. As ALC – áreas de livre comércio listadas por Estado/Município que são: no Amazonas, município de Tabatinga; no Acre, cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Cruzeiro do Sul: em Rondônia, município de Guajará-mirim; no Estado de Roraima, a Capital de Boa Vista e município de Bonfim; e no Amapá, a Capital Macapá e município de Santana.