O Rei Charles III será oficialmente coroado como monarca do Reino Unido no dia 6 de maio. O príncipe Harry, neto do soberano, comparecerá à cerimônia, mas a mulher dele, Meghan Markle, ficará de fora. Os filhos do casal, Lilibet, de 1 ano, e Archie, de 3, também não estarão presente. As crianças dos dois são a principal justificativa da duquesa para não estar na celebração.
“Acho que algumas coisas estão acontecendo, uma delas é que eles podem não querer levar as crianças em uma jornada tão longa. Haveria um grande escrutínio sobre eles caso fossem ao evento, então talvez isso seja algo que Harry queria afastar de sua família”, opina Emily Nash, editora de assuntos da família real para a revista Hello!.
Inclusive, o pequeno Archie completará 4 anos justamente no dia em que a coroação acontecerá. Ou seja, para poder estar na festa, Harry perderá o aniversário do filho.
A relação de Meghan Markle e do próprio Harry com a família real britânica se deteriorou em meio a uma série de polêmicas. Após anunciarem que estavam deixando suas obrigações oficiais como membros da família, os dois deram uma série de declarações de que teriam se sentido pressionados e julgados pela monarquia.
Em entrevista à apresentadora Oprah, Meghan disse que teria ouvido comentários racistas em relação a seu filho antes de ele nascer. Em seu livro “O Que Sobra”, Harry disse que há anos sua relação com o irmão, William, estava desgastada e que Charles fazia piadas de que ele “não seria o pai” do rapaz.
Segundo o tabloide britânico The Mirror, o papel de Harry na cerimônia de coroação será mínimo. Ele deve apenas ficar sentado ao lado de alguns membros da família real mais distantes e não participará da procissão. Ainda segundo a publicação, ele e o irmão não deverão aparecer lado a lado.