A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar os ataques de 8 de janeiro deve ser instalada nesta quinta-feira (25), quando o presidente e relator da investigação serão eleitos. Nesta manhã, uma reunião com os líderes do Congresso Nacional dará início aos trabalhos.
A instalação da CPMI reunirá os 32 parlamentares titulares, 16 senadores e 16 deputados, e os 32 suplentes, também divididos igualmente de acordo com cada casa legislativa. O inquérito terá um prazo de 180 dias para apurar os crimes ocorridos na invasão e depredação do Palácio do Planalto, Congresso Nacional e Supremo Tribunal federal (STF).
Os ataques culminaram na prisão de centenas de pessoas, inclusive a do ex-ministro Anderson Torres, então secretário de Segurança Pública do Distrito Federal. No exercício do cargo, ele tirou férias e, quando houve os atos, ele estava nos Estados Unidos.
A reunião de instalação deve ser presidida pelo senador Otto Alencar (PSD), parlamentar de maior idade entre os integrantes. Depois de eleito, o presidente da CMPI escolherá o relator.