Manaus (AM) – Um dos principais festivais de cultura negra do mundo, o Afropunk Bahia divulgou nessa terça-feira (4), algumas das atrações que integrarão a terceira edição do evento, que acontece em Salvador (BA), nos dias 18 e 19 de novembro. Entre os principais nomes confirmados, está a cantora amazonense Karen Francis, que sobe ao palco no segundo dia de festival, em 19/11.
O festival promove um resgate ancestral que mescla diferentes gêneros e gerações da música em uma mesma roda. Além de Karen, outros nomes anunciados para o evento foram a dupla Tasha e Tracie – convidando Tati Quebra Barraco – e VANDAL. Os artistas se unem a um line-up que já havia confirmado Alcione – convidando a escola de samba carioca Mangueira – e o rapper Djonga.
“Estou muito feliz com esse convite. Afinal, o AFROPUNK é um evento muito importante, idealizado por pessoas pretas e frequentado por essas pessoas. Essa é a minha comunidade, com a qual eu sempre quero me conectar, em qualquer lugar do mundo”, afirmou Karen. “Cada vez mais eu tenho estado em eventos que têm destacado não só a música preta, mas também o afrobeats, que é o estilo que eu faço. Espero movimentar todo mundo que estiver por lá com o meu som”.
Por meio das redes sociais, Karen Francis também comemorou a participação e anunciou a novidade. O AFROPUNK Bahia promete anunciar em breve também mais atrações e novidades em suas redes sociais.
Karen Francis
Karen Francis representa o R&B e afrobeats contemporâneos produzidos no Norte do país. A voz potente, a lírica sensível e a musicalidade que une raízes da música negra, sonoridades africanas e influências de rap e MPB marcam as melodias da cantora, compositora e instrumentista, natural de Maués, no interior do Amazonas, e crescida na capital, Manaus.
No repertório, Karen Francis conta com o EP de estreia “Acontecer” (2018), e sua releitura, “Acontecer – Ao Vivo” (2021). Em uma nova era da carreira, ela deu um gostinho de seu novo disco com o lançamento dos singles “Expectativa” (2021), “Confissão” (2022), “Cardume” (2023) e “Se Você Ficar” (2023). O disco deve chegar às plataformas de streaming ainda em 2023.
Em 2022, ela também foi destaque na programação do festival Primavera Sound, em sua primeira edição em São Paulo, e foi anunciada uma das selecionadas da turma 2023 do Black Voices Music/Fundo Vozes Negras, uma iniciativa do YouTube.
Afropunk Bahia
Após uma edição grandiosa realizada em 2022, com mais de 20 horas de música e mais de 25 mil pessoas por dia, o AFROPUNK Bahia se prepara para fazer a sua cerimônia de aquilombamento com ainda mais agito em 2023. Assim como diz o manifesto que rege a terceira edição do festival: “Do Brooklyn à Bahia, celebraremos nossa comunidade em suas diferentes configurações com o mesmo sentimento: resgatar as trocas e a afetividade que nos foram roubadas”.
Os ingressos para o evento já estão à venda pela plataforma Sympla, no link bit.ly/apbahia2023.