Manaus (AM) – Comum na adolescência, a acne é uma doença inflamatória caracterizada pelo surgimento de cravos e espinhas no rosto e no corpo. Conforme pesquisas, o problema afeta 90% da população em algum momento da vida, inclusive na fase adulta. O assunto será tema do módulo deste mês do curso de pós-graduação em Dermatologia da IPEMED Manaus, marca de educação continuada da Afya, maior hub de educação e soluções digitais médicas do País.
Segundo o médico dermatologista e professor do curso de pós-graduação da IPEMED Manaus, Allen Pessoa, a acne é uma lesão causada pelo aumento da produção dos hormônios androgênicos e da produção de sebo, alterações no folículo piloso e pela proliferação bacteriana. Esse conjunto de sintomas promove o surgimento das lesões de acne, que clinicamente vemos como cravos e espinhas. “O ideal é que, ao primeiro sinal do surgimento dos cravos, no início da puberdade, os pais já levem os filhos a uma consulta no dermatologista, para que o profissional possa orientar sobre prevenção e cuidados com a pele”, destaca.
De acordo com Allen Pessoa, o aparecimento da acne, em geral, mexe com a questão estética, afeta a autoestima, principalmente dos adolescentes, que nessa fase se preocupam muito com comentários sobre a aparência. Por isso, é importante a prevenção e acompanhamento médico nos casos em que o problema já surgiu.
Na fase adulta, as mulheres são as que mais sofrem com a acne. “Na maioria dos casos, o problema surge devido a doenças associadas, como síndrome do ovário policístico, distúrbios das glândulas adrenais, diabetes, entre outros. É necessário investigar e, se for o caso, fazer um trabalho em conjunto com diferentes especialistas”, explica o médico.
Tratamento
O tratamento da acne vai depender de cada caso. “O dermatologista pode optar por uso de medicamentos tópicos, antibióticos e até terapias mais potentes, como a isotretinoína. Reforçando que o ideal sempre é procurar um profissional da área”, acrescenta.
Alguns cuidados diários também podem ajudar na prevenção da acne, como o uso diário de sabonetes adequados e protetor solar. “Essa é, inclusive, uma recomendação para todos, independentemente de ter ou não problema com espinha”, afirma. Ele indica, também, evitar dormir com maquiagem, porque os resíduos dos produtos obstruem os poros, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.
A alimentação rica em açúcares e derivados do leite também estimula a oleosidade da pele. “Por isso, o ideal é manter uma dieta balanceada, evitando esses alimentos caso a pessoa sofra com a doença”, ressalta Allen.
Atendimento
Para quem tem problemas com acne ou outros problemas dermatológicos, a IPEMED Manaus realiza um trabalho direcionado à comunidade. A instituição oferece consultas gratuitas, como parte das atividades práticas dos cursos de pós-graduação. O atendimento acontece, todo mês, na sede da IPEMED, na avenida André Araújo, 2767, bairro Aleixo. Os interessados podem entrar em contato pelo número (92) 9379-9297 para verificar a disponibilidade de vaga e realizar o agendamento.Além de Dermatologia, a IPEMED Manaus oferece o serviço nas áreas de Neuropediatria, Nutrologia, Endocrinologia e Pediatria Geral.