País – O porta-voz do Exército de Israel, Jonathan Conricus, afirmou, em entrevista exclusiva à BandNews FM nesta quarta-feira (11), que os reféns brasileiros podem estar em túneis subterrâneos do grupo palestino Hamas na Faixa de Gaza.
Ele também ressaltou que civis e militares estão entre os aprisionados, incluindo mulheres, crianças e idosos. Um sobrevivente do holocausto também está entre eles.
Conricus disse que a ideia do Exército israelense é tirar todas as habilidades de guerra do grupo terrorista e que “nenhuma ação como essa será feita novamente”.
Ainda sobre os os brasileiros, o porta-voz confirmou que "alguns são definidos como desparecidos e outros capturados. É a informação que temos agora". Ele também afirmou que o governo brasileiro também tem essa informação.
Segundo Jonathan, as notícias vem de "fontes diversas, informações de vários governos e eles vão juntando os pedaços de pistar em campo". "Estamos verificando quem está morto, desaparecido ou refém. É algo muito complexo e que nenhuma país enfrentou", acrescentou.
Sobre invasão terrestre em Gaza, o porta-voz disse que não pode informar detalhes, horários ou o que será feito. Mas ressaltou que está mobilizando milhares de tropas e equipamentos para futuras missões.
Conricus também afirmou que a liberação da saída de civis pelo Egito está sendo discutida pelo governo israelense e definiu que o Exército está focado no combate contra o Hamas. Sobre os bombardeios em Gaza: "Não estamos tentando ferir civis, estamos lutando contra o Hamas. O Hamas começou essa guerra e matou os nossos civis em suas casas", concluiu.