A praia da Ponta Negra, ponto turístico tradicional de Manaus, tem horário de funcionamento especial no feriado de Ano Novo: de 9h às 17h para banho no rio. O acesso ao local será fechado às 18h.
Em razão das medidas de proteção contra a pandemia, a praia e o acesso ao banho estavam interditados aos fins de semana e feriados, funcionando de segunda-feira a sábado. Entretanto, o complexo voltou a funcionar de segunda a domingo, de 9h às 17h (para banho no rio).
Agentes de segurança, como Guarda Municipal e Polícia Militar, estão atuando para retirada de quem insiste em desrespeitar o uso correto do balneário.
A Prefeitura de Manaus informa que é importante respeitar as normas de uso do espaço e não ultrapassar o cordão de isolamento na água, colocado pela equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros, que indica a área de segurança dos banhistas no rio. Além do horário indicado para banho – até as 17h – e a preocupação com as crianças dentro do rio, a recomendação principal é o cuidado no consumo de bebidas alcoólicas.
Programação
A Ponta Negra segue com a programação normal na praia e de funcionamento das áreas comerciais, além da decoração de Natal aberta à visitação ao público diariamente. O complexo ganhou uma árvore e o maior presépio montado ao ar livre do Brasil. Ambos levam assinatura do artista parintinense Rossy Amoedo.
A ação faz parte do "Natal das Águas, Luz da Esperança”, iniciativa que visa fortalecer o sentimento natalino com várias atividades, tanto na cidade quanto na zona rural. Foi inaugurado o “Ballet das Águas”, espetáculo que mistura cores e músicas tradicionais do Natal, todas sincronizadas, no chafariz localizado na orla da Ponta Negra.
Réveillon
A festa de Réveillon que acontece no local e reúne milhares de pessoas foi cancelada este ano em virtude da nova variante Ômicron. A tradicional queima de fogos também foi cancelada e o parque recebe reforço de segurança e monitoramento durante a virada, com o Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Militar.
O complexo atende ao decreto n°44.978/2021, do governo do Estado, que suspende a realização de eventos com mais de 3 mil pessoas no Amazonas, sendo válido até 15 de janeiro de 2022.