Manaus (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), assinou na terça-feira (27) um decreto que estabelece o Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares no Estado. Ao lado da deputada Débora Menezes (PL), o mandatário fez o anúncio em vídeo publicado nas redes sociais.
“Meus amigos, minhas amigas, o meu recado hoje é, principalmente, para os pais, para as mães, e também para os alunos das escolas cívico-militares. Havia uma preocupação sobre esse sistema, se ele ia continuar ou não. E por intervenção da deputada estadual Débora Menezes, acabei de assinar o decreto que institui o programa estadual das escolas cívico-militares na rede estadual de ensino e da outras providências”, disse o governador.
O programa tem como objetivo proporcionar uma educação de qualidade pautada em princípios cívicos e militares, bem como o desenvolvimento intelectual dos estudantes. A iniciativa visa transmitir valores éticos e morais essenciais à formação de cidadãos conscientes e responsáveis.
Atualmente, o Amazonas conta com sete escolas neste molde, incluindo seis em Manaus e uma em Tabatinga. Os resultados positivos obtidos no Estado, como a redução da evasão escolar e o aumento do desempenho dos estudantes, reforçam a eficácia do programa.
Permanência
Débora Menezes agradeceu ao governador do Amazonas e destacou a permanência da proposta no Estado. “Muito obrigada pela sua sensibilidade. Esse é um programa de fato muito exitoso, e agora ele passa a se tornar realidade aqui no Estado de uma forma permanente. A gente vai continuar trabalhando não só para manter o programa, mas também para expandir para outras áreas que precisam.”, disse a parlamentar.
Veja vídeo do anúncio: