País – Heloísa Périssé, uma das atrizes mais conhecidas do país, revelou em entrevista que passou por momentos de pânico durante um jantar em um restaurante no Rio de Janeiro. A artista contou que chegou a perder o ar por conta da gravidade do engasgamento e precisou ser socorrida por sua fonoaudióloga, que também estava no local.
Em entrevista ao Fantástico, exibida no último domingo (3), a atriz contou que se engasgou e precisou ser salva por sua fonoaudióloga, Mônica Bretas, que aplicou a manobra de Heimlich – um procedimento de primeiros socorros para desobstruir as vias aéreas. “Estava comendo um pedaço de frango, até brinquei que não estava muito afim. Do que coloco na boca e me dou conta, já estou sem ar”, contou ela.
No momento, quando Mônica percebeu, foi imediatamente ajudar a atriz. “Eu contei que não conseguia respirar, nem tossir, que é uma sensação muito louca. Ela veio por trás de mim, mediu meu umbigo e fez tum”, relembrou Heloísa.
A amiga que salvou Heloísa falou sobre a importância de saber desengasgar uma pessoa e exemplificou os perigos que podem acontecer se alguém tratar um engasgamento de maneira errada: “As pessoas dizem para bater nas costas ou dar água, medidas que não são resolver, pelo contrário, podem piorar a situação”.
Manobra de Heimlich
A manobra de Heimlich, ou manobra de desengasgo, é uma compreensão feita abaixo das costelas, de sentido para baixo, abraçando a pessoa pelas costas, até que o corpo estranha seja expelido pela boca e desobstrua as vias.
Para crianças, menores de um ano, é necessário dar cinco batidas na região das costas, enquanto o bebê está de cabeça para baixo, em seguida, cinco compressões de frente, até que haja resposta novamente da criança.
—
Com informações da Band.com.br*