Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) apontam que, nesta quarta-feira, 8/9, em torno de 108 mil pessoas passaram dos intervalos determinados pelos fabricantes para receber a segunda dose das vacinas contra Covid-19.
São 12.239 dos 28 dias da CoronaVac; 4.875 dos 84 dias da Pfizer; e 91.007 do limite de 84 dias da AstraZeneca.
A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforça a importância da observação dos prazos das doses aplicadas nos mutirões. “É fundamental que essas pessoas concluam o esquema vacinal para alcançar a eficácia dos imunizantes, conforme estabelecem os fabricantes”, ressalta.
Vacinados em junho devem ficar atentos
A Prefeitura de Manaus orienta que as pessoas que receberam a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford ou da Pfizer/BioNTech nos mutirões realizados no mês de junho, devem consultar a plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) para verificar as datas programadas para a segunda dose.
Em junho, foram realizadas três intensificações, nas quais foram aplicadas aproximadamente 276 mil doses de vacinas.
Vacinação em 35 pontos espalhados pela cidade
Nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) manterá o atendimento para as duas doses em 35 pontos de vacinação distribuídos em todas as zonas da cidade, cujos endereços podem ser consultados no site da secretaria pelo link https://bit.ly/38LqteB. O funcionamento é das 9h às 16h.
Para receber a primeira dose, o público de 12 a 17 anos precisa estar, obrigatoriamente, acompanhado pelo pai ou mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos. O público a partir de 18 anos deve levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.
Para a segunda dose, deve ser apresentado o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar a primeira pelo aplicativo ConecteSUS, que pode ser instalado no celular.
Para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação, a Semsa orienta que seja feito o cadastro na plataforma Imuniza Manaus.
Outro recurso disponibilizado pela secretaria é o “Filômetro”, que informa o movimento em cada um dos pontos de vacinação. A consulta pode ser feita no link bit.ly/filometrovacina.