A secretária Municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informou nessa sexta-feira, 7/1, que a previsão é que Manaus começe a aplicação das doses em crianças de 5 a 11 anos na terceira semana de janeiro, logo após o recebimento do imunizante
“A expectativa é que o Ministério da Saúde receba a primeira remessa da Pfizer pediátrica no dia 13 e que a partir do dia 15 as doses cheguem à nossa capital”, afirmou a secretária. A imunização desse público, estimado em aproximadamente 305 mil crianças, deve ser iniciada assim que as vacinas forem entregues à Divisão de Imunização da Semsa.
Shádia Fraxe informou que detalhes do atendimento, como locais, horários e fluxos de acesso e monitoramento devem ser fechados na próxima terça-feira, 11, e divulgados à população assim que validados pela área técnica e gerencial da Semsa.
O atendimento será escalonado, com respeito a critérios de prioridade e faixa etária, conforme recomendação da Anvisa, publicada em nota técnica. A vacinação deve começar por grupos prioritários e em ordem decrescente de idade.
Treinamento
Nessa sexta-feira, 7/1, equipes de imunização da Prefeitura de Manaus começaram a ser treinadas, para o manejo da vacina contra a Covid-19, que será aplicada em crianças de 5 a 11 anos. Ao todo, 14 profissionais, entre chefes de imunização e enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), participaram de treinamento on-line oferecido pelo Ministério da Saúde (MS), visando a qualificação do corpo técnico para o início da nova etapa da campanha.
A secretária Shádia Fraxe destacou que a vacina para as crianças tem especificidades e exige que as equipes estejam muito bem treinadas e atentas aos procedimentos corretos, para evitar qualquer erro no atendimento. Estão previstas duas doses, em um intervalo de oito semanas, para completar o esquema vacinal.
Além da capacitação das equipes, que será estendida para todos os vacinadores da rede municipal ao longo da próxima semana, a prefeitura está finalizando o plano operacional de vacinação do público infantil.