Manaus (AM) – O projeto de pavimentação da BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO), é tecnicamente viável e ambientalmente sustentável. Essa deverá ser a conclusão do relatório final do grupo de trabalho criado pelo Ministério dos Transportes para analisar os impactos da pavimentação da rodovia.
A informação foi publicada em reportagem do jornal Valor Econômico na manhã de terça-feira, 11.
A obra, que é a única conexão terrestre da capital do Amazonas com o restante do país, tem investimento estimado em R$ 2 bilhões. Segundo a publicação do Valor, o relatório vai apontar maneiras de garantir a preservação ambiental, que vem sendo um ponto de controvérsias para a pavimentação da via, que corta os estados do Amazonas e Rondônia.
Entre as soluções apontadas pelo grupo de trabalho para garantir a proteção da biodiversidade na região está o cercamento de 500 quilômetros do “trecho do meio”, o monitoramento da via e a instalação de 172 passagens para que os animais atravessem a rodovia com segurança.
Em dezembro de 2023, durante debate na 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, o governador Wilson Lima (União Brasil) reafirmou que o governo do Amazonas está disposto a cumprir as condicionantes ambientais para viabilizar o projeto de pavimentação do chamado “trecho do meio” da BR-319.
“Não se pode construir uma imagem de protetor da floresta colocando nossa população de joelhos. Não é justo que o povo do estado do Amazonas continue isolado do restante do Brasil. E nós não vamos permitir que impeçam que a gente tenha contato com o restante do país por estrada”, disse Wilson.
A BR-319 tem cerca de 918 quilômetros de extensão e faz a ligação entre as capitais Manaus e Porto Velho (RO) e outras regiões do Brasil. Porém, boa parte dela, em especial do trecho do meio, não é pavimentada.
Apresentação
O relatório deve ser apresentado na Casa Civil, em uma reunião que vai definir os próximos passos do projeto. Vale lembrar que os estudos para a obra foram incluídos no Novo PAC.
Também é esperado um acordo de cooperação técnica entre Ibama, ICMBio, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, entre outros, de acordo com o Valor Econômico, que ouviu o secretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Cloves Benevides.
Novo PAC
No ano passado, o Governo do Amazonas apresentou ao Governo Federal demandas prioritárias para o estado, incluindo a pavimentação e a modernização da BR-319, a revitalização de aeródromos do interior, a revitalização do Porto de Manaus, entre outras.
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Com informações do Estado Político*