País – João Vitor levantou um debate curioso no MasterChef na terça-feira (20). O participante disse, durante a prova em que precisou preparar um cacio e pepe, que gostava de comer a massa, mas que evitava pois ela tinha “um efeito coletaral: hemorroidas”. Isso se deve à quantidade de pimenta que o prato leva. Mas, afinal, pimenta pode causar hemorroidas?
André Augusto Pinto, gastroenterologista e diretor da clínica Gastro ABC, destaca que a principal causa das hemorroidas é justamente a alimentação.
“Quando você se alimenta com alimentos pobres em fibras, seu intestino fica preso e a prisão de ventre pode causar as hemorroidas, porque te obriga a fazer força para evacuar. Hemorroida é a dilatação e a inflamação das veias do ânus”, destaca ele.
Por isso mesmo, o especialista reforça que a pimenta não chega a causar hemorroida, mas piora os seus sintomas.
“Esses alimentos condimentados, como pimenta, pimenta-do-reino, ketchup e mostarda, acabam irritando mais essas veias já inflamadas. Outras causas de hemorroida são também a obesidade e, principalmente, a gravidez. Com o aumento do volume abdominal, acontece uma diminuição do retorno venoso e essas veias ficam dilatadas e ingurgitadas”, reforça o especialista.
Como tratar?
O médico explica que os principais sintomas da hemorroida são dores ao evacuar e sangue. Ele enfatiza que, caso se constate qualquer um desses sintomas, é preciso procurar ajuda de um especialista.
“Um proctologista. Um cirurgião do aparelho digestivo, um cirurgião geral. Porque outras patologias, principalmente o câncer do intestino, podem dar esses sintomas. Então, se você começou com o intestino preso, alteração do hábito intestinal, dores e sangramento nas evacuações, procure um proctologista, procure um cirurgião do aparelho digestivo”, frisa.
Pinto também diz que são necessários cuidados locais, como evitar utilizar papel higiênico, pois ele irrita ainda mais a região.
“[É preciso] Fazer uma dieta com ingesta de fibras em geral, tomar bastante líquido. Evitar os alimentos que prendem o intestino. Então, comer mais fibras, evitar comer muita gordura, fritura, alimentos e condimentos em geral, como a pimenta. Se a dor e o sangramento forem expressivos, você pode ser medicado com pomadas específicas, anti-inflamatórios e remédios para dor.”
Em alguns casos, procedimentos cirúrgicos podem ser realizados.”Se essas hemorroidas forem muito dilatadas ou inflamadas. Mas esses tratamentos devem ser feitos sempre com orientação médica”, finaliza.
—
Com informações do Band.com.br