Manaus (AM) – O influenciador digital Jardel Davi Progênio da Silva, de 27 anos, foi indiciado pela Polícia Civil do Amazonas após divulgar um vídeo nas redes sociais sugerindo que pessoas em situação de vulnerabilidade furtassem fios de cobre de radares de velocidade recém-instalados em Manaus. O caso foi registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) nesta terça-feira (15).
No vídeo, publicado na segunda-feira (14), Jardel aparece em um carro apontando a localização dos equipamentos e dizendo que a fiação seria uma “mina de ouro”, mencionando, de forma implícita, o potencial de ganho para usuários de drogas. Apesar de alegar que não estava incentivando o crime, a fala foi interpretada como incitação à prática ilegal.
Jardel, que tem mais de 410 mil seguidores no Instagram e também trabalha como motorista de aplicativo, compareceu à delegacia acompanhado de sua advogada e prestou depoimento. Segundo o delegado Ivo Martins, titular do 19º DIP, a conduta do influenciador configura incitação ao crime, conforme o artigo 286 do Código Penal Brasileiro.
Ao sair, Jadel se desculpou pelo comentário “infeliz”. “Gostaria de pedir desculpas à população e aos meus seguidores pelo vídeo muito infeliz que publiquei nos Stories sobre os radares instalados na cidade. Na ocasião, falei de maneira impensada para que os ‘cracudos’ parassem de furtar tampas de bueiro e prestassem atenção nos fios de cobre dos radares”, disse.