O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, lançou nessa sexta-feira, 4/2, o edital de Bioeconomia e Transformação Digital da Amazônia (Finep Amazônia), no valor de R$ 30 milhões. O evento aconteceu na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), e contou com a presença do governador Wilson Lima e do superintendente da Suframa, general Algacir Antonio Polsin.
O objetivo do edital lançado pelo ministro Marcos Pontes é fomentar o crescimento social e econômico da população amazônica. “Essa biodiversidade pode transformar os estados da Amazônia nos estados mais ricos do nosso país”, destacou o ministro. Ele também salientou a importância da formação de novos profissionais em áreas relacionadas à transformação digital, serão necessários cerca de 159 mil nos próximos cinco anos.
Poderão participar da seleção empresas de qualquer porte sediadas no Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O edital completo está disponível em: http://www.finep.gov.br/.
Wilson Lima destacou que, em 2022, o governo do estado também irá investir R$ 61 milhões no apoio à formação de recursos humanos, pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e socioambiental, além de projetos de popularização da ciência.