Manicoré (AM) – Uma equipe de agentes ambientais federais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) fiscalizou, em 30 de junho, uma área de garimpo ilegal próxima ao Parque Nacional dos Campos Amazônicos, no município de Manicoré, no sul do Amazonas.
A invasão foi identificada por meio de análises de geoprocessamento em meio a um maciço florestal extremamente preservado, sendo circundada por um raio de 40 quilômetros de floresta densa. As imagens demonstraram que a abertura da nova frente de garimpo havia sido feita nos 15 dias anteriores.
A operação resultou na apreensão e na destruição de:
- 2 escavadeiras hidráulicas;
- 1 camionete;
- 2 motores estacionários;
- 145 gramas de mercúrio metálico;
- 1 espingarda calibre 22 e munições;
- 1 antena starlink.
Além desses itens, foram interceptados um ponto de apoio com acampamento e cozinha improvisada. Os valores dos bens apreendidos somam mais de R$ 1,5 milhão. Os equipamentos, caracterizados como instrumentos do crime ambiental tipificado no artigo 66 do Decreto 6.514/08, foram apreendidos e destruídos, conforme ordena o Art. 111 da mesma norma.
A ação interrompe o processo de degradação e exploração econômica dos recursos naturais logo em seu início, impedindo a lucratividade do crime ambiental e afastando os invasores do Parque Nacional. Em contexto de crise climática iminente e de urgência de proteção e restauração das florestas brasileiras, o Ibama se faz presente na Amazônia, com equipes nos principais focos do desmatamento e dos demais crimes ambientais, monitorando e fazendo cessar o dano ambiental.
*Com informações da assessoria de Comunicação Social do Ibama