Manaus (AM) – O programa Amazonas Urgente desta quarta-feira, 9/7, recebeu o titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Júnior Mar, para trazer últimos marcos e projetos da pasta de ensino da capital amazonense. Com apresentação do jornalista Vitor Masullo, a entrevista mostrou as recentes atuações da gestão para reduzir os efeitos da cheia severa aos estudantes das zonas rurais e áreas atingidas pela subida do rio.
Filho de educadores e professor de português por formação, o secretário destacou, dentre os anúncios, o concurso público com 1.000 vagas imediatas e 500 para cadastro de reserva, previsto para acontecer entre dezembro deste ano e fevereiro de 2026. Também comemorou a progressão funcional de 10 mil servidores da educação, que será publicada no Diário Oficial do Município (DOM) até novembro deste ano.
“A progressão estava parada há bastante tempo. Hoje, nossos colaboradores têm direito a recebê-la por titularidade ou tempo de serviço, e temos um Grupo de Trabalho (GT) com 72 assessores dedicados exclusivamente a isso”, afirmou.
Semed em Movimento
Além dos avanços administrativos, o gestor ressaltou ações em infraestrutura e valorização dos profissionais da rede municipal. Segundo ele, 514 escolas foram visitadas por equipes da secretaria nos últimos 100 dias, com mais de 3 mil serviços executados, como reparos em telhados, instalações elétricas e climatização.
Expansão de creches e calendário diferenciado
O secretário também comemorou a inauguração de uma nova creche e revelou que a prefeitura trabalha para ampliar o atendimento em parceria com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), incluindo instituições religiosas.
“Queremos levar esse serviço para bairros como Jorge Teixeira, São José e Tarumã. Isso garante mais oportunidades para as mães trabalharem fora com segurança para seus filhos”, pontuou.
Para a zona rural, que enfrenta dificuldades com os extremos climáticos da cheia e da seca, Júnior Mar explicou que um calendário escolar diferenciado está em vigor, com início e término das aulas ajustados às condições de acesso das comunidades, geralmente, adiantando os horários de entrada e saída.
Projetos contra drogas e incentivo ao esporte
Durante a entrevista, Júnior Mar anunciou, ainda, uma parceria com o deputado estadual Daniel Almeida para o lançamento do projeto “Pense Antes”, voltado ao combate ao uso de drogas entre estudantes do ensino fundamental.
A iniciativa inclui a distribuição de livros e rodas de conversa nas escolas, além de ações integradas com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
Outro destaque foi o lançamento do projeto Jogo Limpo, ocorrido também na manhã desta quarta, que utiliza o esporte como ferramenta de prevenção ao uso de entorpecentes.
Educação como base da transformação
O secretário defendeu que investir em educação gera economia em outras áreas sociais, como saúde, segurança pública e meio ambiente.
“Cada dólar investido em educação representa uma economia de sete a dez dólares em outras áreas. É uma política pública que transforma o presente e garante um futuro melhor para todos”, disse.
Por fim, agradeceu ao prefeito de Manaus, David Almeida, e reforçou o compromisso da atual gestão com a qualidade do ensino e com o diálogo com professores e famílias solicitando, ainda, a colaboração das famílias para preservação das unidades de ensino.
“A escola não é do prefeito nem do secretário, é da comunidade. Educação é o caminho para mudar Manaus e o Amazonas”, concluiu.