Manaus (AM) – Uma aeronave Beechcraft C-90 King Air, que vinha de Belém a Manaus, precisou realizar um pouso de emergência no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes na noite desta sexta-feira, 22/8, após problemas com o trem de pouso do avião. Antes de aterrissar, a aeronave precisou diminuir seu peso e os riscos de explosão esvaziando os tanques de combustível, o que foi realizado sobrevoando a capital amazonense.

De acordo com o relato de testemunhas, o pouso foi bem-sucedido, e contou com o uso de espuma (pulverizada na própria pista do local) para amortecer o impacto da aeronave e proteger a estrutura do avião, além de reduzir as chances de incêndio.
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) foi solicitado para auxiliar nos procedimentos de urgência. Por meio de nota, o Aeroporto de Manaus explicou que não houve vítimas e que, em virtude do acontecimento, acionou os protocolos de emergência e interrompeu temporariamente suas atividades.
“Uma aeronave, apresentando problemas técnicos, declarou emergência e pousou no aeroporto de Manaus na noite desta sexta-feira, 22/8. O atendimento de resposta à emergência do aeroporto foi acionado e está dedicado em acompanhar a ocorrência. Na ocasião, não houve feridos. As operações, que chegaram a ser interrompidas temporariamente em razão do incidente, já foram normalizadas e o aeroporto está em pleno funcionamento. Passageiros em viagens no Aeroporto de Manaus devem procurar suas respectivas companhias aéreas para verificar o status dos seus voos. Informações adicionais sobre a aeronave devem ser solicitadas diretamente à sua operadora.
Aeronave
O avião tem como proprietária a Hering Táxi Aéreo LTA., e é operada pela FLYBR Táxi Aéreo LTDA. A aeronave, da família de aviões bimotores de pequeno porte Beechcraft, é uma C-90 com prefixo PT-OJA e fazia voo de Belém (PA) com destino a Manaus (AM). As causas das falhas técnicas deverão ser investigadas e divulgadas em breve.
Veja os vídeos