Manaus (AM) – No último sábado (11), o Projeto Semeando Gratidão realizou mais uma grande ação social “Especial Dia das Crianças”, no CIME Professor Dr. José Aldemir de Oliveira, localizado entre a zona urbana e rural de Manaus. A escola está inserida em uma comunidade de alta vulnerabilidade social, e a ação social reuniu cerca de 300 crianças, com idades entre 6 e 7 anos.
Idealizado e coordenado pela jornalista Fábia Lima, o Semeando Gratidão nasceu há nove anos com a proposta de conectar pessoas e despertar sonhos. Ao longo desse período, já beneficiou centenas de crianças e adolescentes, oferecendo não apenas lazer e recreação, mas, principalmente, experiências que ampliam horizontes e estimulam o protagonismo das crianças e adolescentes.
Oficinas que despertam sonhos
Nesta edição, os participantes tiveram a oportunidade de vivenciar oficinas de canto, jiu-jítsu, flauta doce, fotografia, violão, Origami, slime, violino e cinema. Para muitas crianças, foi a primeira vez em contato com um instrumento musical, com a câmera fotográfica ou com a possibilidade de se expressar em uma apresentação musical.
Mais do que atividades recreativas, as oficinas têm o propósito de plantar sementes de futuro, mostrando às crianças que é possível sonhar e acreditar em novos caminhos.
Além das oficinas – tradicionais nas ações, a programação contou com lanche especial, entrega dos presentes e uma participação do grupo de música e teatro Musigatos, que levou uma adaptação exclusiva do seu espetáculo para o Semeando.
“Estamos preparando algo muito especial para este momento. Fizemos uma adaptação do nosso espetáculo para levar às crianças uma contação de histórias repleta de músicas autorais e dos nossos personagens lúdicos, que já fazem parte da família MusiGatos. Tudo foi pensado com muito carinho para que elas possam sorrir, sonhar e se encantar. Será uma experiência única, feita especialmente para essa ação.” Comenta, Kenneddy Fialho, idealizador do Musigatos.
O valor do voluntariado
O Semeando Gratidão é realizado por um grupo de voluntários que compreendem que o voluntariado não é apenas “tempo de sobra”. É propósito, conexão e compromisso.
Segundo Fábia Lima, “cuidar do outro só é possível quando aprendemos a cuidar de nós mesmos. Por isso, trabalhamos o voluntariado também como um espaço de autoconhecimento e fortalecimento pessoal. O voluntário do Semeando Gratidão entende que sua presença transforma – e que cada gesto tem valor”.
Transparência e doações
Semeando Gratidão não possui vínculo político nem religioso. Todas as ações são organizadas e financiadas de forma colaborativa, através da união dos voluntários e de pessoas que acreditam no projeto.
Para viabilizar as edições de 2025, o grupo está realizando a arrecadação de recursos para a compra dos brinquedos que serão entregues às crianças. A equipe atua com responsabilidade e transparência, prestando contas de todas as doações recebidas, como faz há nove anos.
Quem quiser doar pode entrar em contato com os números: (92) 98403-5885 – Fábia Lima ou Ana Maciel (92) 99398-0693 ou pelas redes sociais: Instagram: @semeando_gratidao.
*Com informações de Fábia Lima/ asscom – Semeando Gratidão