Manaus (AM) – O feriado da Proclamação da República (15/11) será de cuidado e sustentabilidade em Manaus. O projeto Galho Forte, idealizado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania-AM) e pelo empresário e ativista ambiental Matheus Garcia, realiza neste sábado, a partir das 8h da manhã, a primeira mega ação social do movimento, oferecendo mais de 20 serviços gratuitos à população no Prédio das Clínicas Integradas da Universidade Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras.
A programação inclui atendimentos médicos e de bem-estar, com serviços de odontologia, enfermagem, pediatria, nutrição e oftalmologia, além de orientações jurídicas, previdenciárias e de regularização para organizações sociais. A ação também contará com atendimentos veterinários, atividades culturais, doação de livros e mudas de árvores, oficinas de conscientização ambiental e espaço dedicado ao lazer das famílias. A lista com os demais serviços estão disponíveis no Instagram do @galhoforte (https://www.instagram.com/galhoforte?igsh=bzBveTJibTRmZDg2).
A ação conta com apoio da Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM) que ofertarão serviços de atendimento jurídico e consultoria para pequenos empreendedores. No palco cultura os bumbás Caprichoso e Garantido e o cantor Nunes Filho comandam os shows principais.
A proposta do evento, de acordo com Matheus Garcia, coordenador do Galho Forte, é de que os cidadãos possam ter acesso a serviços essenciais e recebam orientação para que possam de fato exercer seus direitos.
“Quando a gente fala de sustentabilidade a gente não fala só dos rios limpos e dos igarapés preservados. No Galho Forte, a gente também fala da qualidade de vida, saúde pública, assistência e informação. O cuidado ambiental começa no cuidado social”, declarou Matheus.
Galho Forte
Criado em 2020, o Galho Forte surgiu com o propósito de devolver arborização às ruas de Manaus e combater os efeitos do desmatamento urbano e das mudanças climáticas. O movimento, formado por voluntários e profissionais de diferentes áreas, expandiu suas atividades e hoje atua em todas as zonas da cidade e em municípios do interior, como Parintins e Tefé.
“O Galho Forte começou como um movimento ambiental e hoje se torna também um movimento social, completando a missão de levar qualidade de vida para as pessoas. Entendemos que proteger o meio ambiente é proteger o indivíduo que mora ali, e que uma cidade sustentável precisa ser, antes de tudo, uma cidade justa e solidária”, declarou Amom.
O evento é gratuito e aberto ao público. As atividades acontecem das 8h às 16h, no Prédio das Clínicas Integradas da Universidade Nilton Lins.







