Manaus (AM) – No próximo final de semana (dias 27 e 28/12), o Ateliê 23 ocupa o palco do Teatro Gebes Medeiros, na avenida Eduardo Ribeiro, nº 937, no Centro Histórico de Manaus, em sessões dos espetáculos “Sebastião” e “Ensaio de Despedida”. As montagens, com classificação indicativa de 16 anos, fecham a programação de 2025 da companhia amazonense.
Os ingressos de meia-entrada variam de R$ 25 a R$ 30 e podem ser adquiridos on-line ou na bilheteria do Teatro Gebes. As produções contam com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
No sábado (27/12), a companhia apresenta o espetáculo “Sebastião” às 17h e 20h e, no domingo (28/12), a sessão do espetáculo “Ensaio de Despedida” acontece às 18h e 20h. Os ingressos estão disponíveis no Instagram (@atelie23) e na bilheteria do espaço cultural, uma hora antes da apresentação.
Em 2025, a companhia de teatro celebrou a conquista de novos títulos com o espetáculo “Sebastião”, como “Melhor Elenco” no Prêmio Cenym de Teatro Nacional 2025, uma honraria entregue anualmente pela Academia de Artes no Teatro do Brasil (ATEB) em reconhecimento à excelência do desempenho dos profissionais e espetáculos do teatro brasileiro.
No 19º Festival de Teatro da Amazônia, pela Mostra Competitiva Jurupari Adulto, o Ateliê 23 venceu como “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Ator”, para Taciano Soares. O espetáculo “Sebastião” recebeu ainda indicações em “Melhor Espetáculo”, “Melhor Direção”, “Melhor Dramaturgia”, “Melhor Figurino”, “Melhor Visagismo/Maquiagem” e “Melhor Ator”, para Eric Lima.
“Esse é o nosso principal movimento, para que os artistas e o estado sejam reconhecidos nos melhores lugares em relação à produção cultural. Temos caminhado nesse sentido, com expectativas altas para o próximo ano, quando vamos dar novos passos para uma etapa especial do Ateliê 23, cada vez mais habitando outros territórios do Brasil”, comentou um dos diretores, Taciano Soares.
Sebastião
Em cena estão memórias da década de 1970, do Bar Patrícia, que, aliadas à experiência dos atores, compõem números musicais e depoimentos sobre diferentes tipos de violência. O nome é uma referência a São Sebastião, e a montagem traz a versão da história do santo para que ele tenha se tornado um patrono da comunidade LGBTQIAPN+.
O projeto é uma realização do Ateliê 23, com apoio do Itaú Cultural, por meio do Programa Rumos, do Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Ensaio de Despedida
Em “Ensaio de Despedida”, os atores Taciano Soares e Eric Lima interpretam um casal que, ao lidar com a separação, revive as várias fases do relacionamento em um jogo de atuação. Para a versão atualizada, o Ateliê 23 propôs uma ação nas redes sociais, e o público enviou reviravoltas e tragédias cômicas para compor o projeto, que tem sete anos de apresentações.
A cenografia do espetáculo é uma sala com móveis, caixas e um ar de mudança, deixando no ar a possibilidade de chegada ou de partida. A sonoplastia é autoral, composta por uma música instrumental tocada no teclado.







