O Carnaboi, transformou o Sambódromo em um grande palco de exaltação à cultura amazonense e aqueceu os torcedores dos bois Caprichoso e Garantido.
A festa que movimenta a economia local, integra a programação do Carnaval na Floresta 2026, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
Em 2026, a abertura do Carnaboi foi temática, unindo cultura e religiosidade. Com o tema “Boi-Bumbá, Brinquedo de São João”, artistas dos bois Caprichoso e Garantido dividiram o palco do Sambódromo em uma celebração da identidade cultural amazônica.

De acordo com o secretário de Cultura, Caio André, o evento é o termômetro do que o mundo verá em junho. “O Carnaboi 2026 reafirma que nossa cultura é viva e indissociável da nossa identidade. Ao trazermos o tema do ‘Brinquedo de São João’, conectamos gerações e mostramos que o bumbá é, acima de tudo, uma expressão de fé e resistência do povo amazonense. Este é o pontapé inicial de uma temporada que promete ser histórica para o nosso turismo e economia criativa”, afirmou o secretário.
A programação teve início com a apresentação dos bois de Manaus, Tira Prosa e Corre Campo, e seguiu com shows de cantores dos bois de Parintins, que animaram as galeras azul e vermelha ao longo da noite.
Um dos momentos mais aguardados foi o show principal, que reuniu itens oficiais dos bois Caprichoso e Garantido com uma apresentação especial.

O espetáculo contou com a participação das torcidas organizadas, grupos de dança e dos ritmistas da Marujada de Guerra, do Boi Caprichoso, e da Batucada, do Boi Garantido
Lucas Fialho , torcedor, comentou que participar do evento já virou tradição na família. “Desde que me entendo por gente eu venho para o Carnaboi. É um evento que vale muito a pena, principalmente para valorizar a nossa cultura e o meu boi. É uma oportunidade de manter viva essa tradição”, afirmou.
A noite também foi marcada pela energia dos torcedores e pelas demonstrações de amor aos bumbás. O Sambódromo foi tomado por um mar azul e branco, além do vermelho vibrante da nação encarnada.







