No dia 13 de maio, às 19h, no Teatro da Instalação (rua Frei do Inocentes, Centro), o Corpo de Dança do Amazonas (CDA) lança o projeto audiovisual “Palavras em Movimento, uma homenagem a Thiago de Mello”. A ação, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, encerra a programação alusiva ao Dia Internacional da Dança, celebrado em 29 de abril, com entrada gratuita.
O projeto, com direção artística de Mário Nascimento e curadoria literária de Allison Leão, consiste na exibição semanal de vídeos de dança, inspirados nas obras do escritor amazonense, falecido em janeiro deste ano. Segundo o produtor artístico Wallace Heldon, foram produzidos 20 vídeos, que vão ser publicados nas plataformas digitais.
“Esse material audiovisual traz releituras de trechos de poemas, textos e livros de Thiago de Mello, escolhidos e interpretados por bailarinos do CDA. Todas as quartas e sextas-feiras, um vídeo será postado nas redes sociais do CDA e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, além do Youtube”, afirma o produtor. “As gravações aconteceram nos espaços culturais gerenciados pelo Governo do Amazonas”.
Catalogação
A produção artística do “Palavras em Movimento” iniciou em 2020, durante o período de isolamento por conta a pandemia de Covid-19, quando o CDA lançou o projeto “Sobreviver”, que reúne vídeos de dança gravados e editados pelos próprios bailarinos. Conforme o produtor, o material foi postado nas redes sociais e teve grande repercussão.
“Conseguimos conversar com o público da internet e consolidar uma nova plateia, para divulgar o trabalho do CDA e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Estamos dando continuidade a este projeto e, assim, conseguimos atender este novo público que a pandemia nos trouxe”, comenta Wallace Heldon.
Estreia
O primeiro vídeo, "Uma valsa que cega”, foi gravado no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), interpretado pelo bailarino Luan Cristian. Em seguida, está programado um debate com a participação da diretoria do CDA, profissionais da dança, acadêmicos, comunidade artística e público em geral.