A Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) informou que, de acordo com portaria do Governo Federal, está suspenso até abril de 2022 o processo de atualização do Cadastro Único. Com isso, todas as pessoas que receberam Bolsa Família em outubro de 2021 automaticamente irão migrar para o Auxílio Brasil.
Apenas as pessoas que se encaixem no perfil – renda mensal de meio salário mínimo por pessoa e renda mensal total de até três salários mínimos – que não tenham cadastro, ou as famílias que estão com o Bolsa Família bloqueado devem se dirigir a uma das 20 unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), que irá fazer o agendamento para atendimento.
Nesta quarta-feira, 10/11, muitas pessoas procuraram os CRAS para tentar fazer a atualização do cadastro. Algumas começaram a chegar ainda na madrugada, formando longas filas, como no CRAS do São José, na zona Leste.
Atendimento
Além das 20 unidades dos CRAS, a Semasc também está disponibilizando uma subcentral localizada na sede da secretaria (Av. Ayrão, Centro) para atender as demandas da população, dentro de suas capacidades. Como alternativa para ampliar o atendimento das famílias que não tenham cadastro, a Semasc vai realizar mutirões de atendimento em datas a serem divulgadas pela imprensa e redes sociais da secretaria.
Importante destacar que Manaus tem cerca de 260 mil famílias inseridas no Cadastro Único e que todos os esforços estão sendo empenhados para atender a população.
Confira os endereços e contatos das unidades dos CRAS – https://semasc.manaus.am.gov.br/cras/contato-e-areas-de-abrangencia-dos-cras/