O Ministério Público de Roraima (MPRR) entrou com uma investigação acerca da contratação do sertanejo Gusttavo Lima pela prefeitura de São Luiz, com um cachê estipulado em R$800 mil.
O município segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) tem uma população estimada em 8 mil habitantes, com Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 147,6 milhões, o segundo mais baixo do estado.
Na última terça-feira, 24/5, o assunto veio à tona após um perfil no Twitter divulgar os valores, realizando uma comparação entre o total de habitantes da cidade, e o valor com os benefícios da Lei Rounet.
"Cada habitante pagou cerca de 100 reais para o show acontecer. Idosos, bebês, todos pagaram. Claro que não precisam de Lei Rouanet", comenta o perfil.
O órgão solicitou, por meio de uma promotoria, uma resposta de como esses recursos foram arrecadados, assim como, se esse evento trará retorno para os cidadãos do município.
O MP não informou quando a investigação teve início, no entanto, disse que a prefeitura recebeu um prazo de dez dias para enviar resposta.
O show em questão é a 24º edição da vaquejada, a qual tem data marcada para os dias 01,02,03 de Dezembro de 2022. Além do Embaixador, outros artistas irão marcar presença no evento, a dupla Cesar Menotti e Fabiano e a cantora Solange Almeida.
O prefeito da cidade, James Batista (Solidariedade) alegou que o evento trará sim receitas diretas para as contas do município as quais propiciarão o pagamento das despesas.
Em nota, o prefeito da cidade disse:
"Não brincamos com o dinheiro público, pois ao contrário do que muitos pensam, o evento trará receitas diretas para as contas do município que permitirão o pagamento de todas as despesas, incluindo os cachês dos artistas.
A falta de conhecimento do planejamento que temos e da realidade q São Luiz vive, faz com que muitos se precipitem em críticas pejorativas infundadas, mas estamos prontos para demonstrar que quando há planejamento, comprometimento e determinação o sucesso é mera consequência."