Pelo segundo ano consecutivo, a maior parte dos trabalhadores em Manaus pretende utilizar o 13º salário para o pagamento de dívidas. Em segundo lugar, os consumidores devem aproveitar o dinheiro extra para fazer as compras de fim de ano. Os dados são da pesquisa feita pela Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL-Manaus).
Este ano, 39,4% dos consumidores disseram que irão utilizar o valor para pagar dívidas; 26,9% para compras de vestuário; e 19,4% para a aquisição de calçados.
Em 2020, a pesquisa já havia apontado a mesma tendência. Na ocasião, 28,2% dos entrevistados afirmaram que usariam o benefício para pagar dívidas; 15,8% pretendiam comprar itens de vestuário; e 14,8% adquirir calçados.
O presidente da CDL-Manaus, Ralph Assayag, avalia que os consumidores inadimplentes irão quitar os débitos para poder realizar suas compras. “É mais fácil eles pagarem suas dívidas para voltar a ter crédito e comprar o que precisarem no comércio do que eles gastarem o décimo terceiro e continuarem com dívida e sem dinheiro”, explicou.
População endividada
A pesquisa da CDL-Manaus apontou ainda que 75,9% da população de Manaus está endividada. No Centro da cidade, os consumidores confirmam esses indicadores. A maioria dos entrevistados pelo Band Manaus afirmou que irá aproveitar o 13º salário para pagar contas em atraso.
A autônoma Gislene da Silva disse que o valor será utilizado para o pagamento de dívidas. Para a esteticista Érica Carvalho, o dinheiro extra é uma oportunidade para aproveitar as promoções e pagar dívidas.
Em termos totais, o valor estimado para injeção de dinheiro na economia local é de R$ 2,5 bilhões e a média do 13° salário está em torno de R$ 2,5 mil.
*Colaboração Yuri Bezerra, repórter da TV Band Amazonas