Em Manaus, 1.400 lojas virtuais devem participar da semana de descontos, segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDLM), num total de 4.500 unidades de venda de produtos e também de serviços. A expectativa da entidade é que o faturamento seja de 60% a mais, em relação ao mesmo período do ano passado.
Tradição nos Estados Unidos, a Black Friday foi incorporada ao calendário brasileiro do comércio nas mais diversas versões. Segundo levantamento da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), em 2019 foram 63.877 registros de reclamações. Em 2020, esse índice subiu para pouco mais de 119 mil.
Seja a Black Friday, Week ou outro nome, o consumidor deve ter cuidado na hora de aproveitar as ofertas nesse período.
Para auxiliar os futuros consumidores, a equipe do site da Band Amazonas entrevistou o consultor em segurança da informação e perito forense digital, Fabian Lopes, que orientou sobre como comprar de forma segura nesse período.
Quais são os principais golpes existentes atualmente e como é possível evitar essas “furadas”?
Os maiores golpes, hoje em dia, são os links falsos porque há duas ramificações. A primeira, os links falsos podem trazer malwares (vírus que afetam o desempenho ou roubam dados do celular ou computador) que jogam teus dados. O outro tipo de link falso são os que usam o nome, as cores das marcas famosas ou até mesmo vendedores para enganar. Você acha que é uma loja conceituada ou um revendedor autorizado, mas na verdade não é.
Como é que você evita isso: desconfiando. Primeiro ponto é sempre desconfiar. Tem um site que sempre indico que é o ‘Reclame Aqui’. Você pode pegar o link e o nome da empresa e você vai ter uma ideia se essa loja é confiável.
Para quem compra online, os direitos são os mesmos daqueles que realizam uma compra ‘presencial’. Há alguma diferença ou especificidade para cada modalidade?
As compras online tem algumas pequenas diferenças. A principal delas é que quando você faz uma compra física, algumas das lojas apresentam o produto para você, fazem o teste e nesse momento a troca fica um pouco restrita, algo em torno de 3 a 7 dias, no máximo. Nas lojas online, você tem 30 dias para trocar o produto ou pedir reembolso, baseado na legislação brasileira.
O que você orientaria aos potenciais consumidores da Black Friday
Além de desconfiar sempre e procurar lugares corretos, a maioria dos sites solicita que você crie uma conta e evite usar a mesma senha para todos os sites. Se você for invadido, roubarem a senha de um site ou existir uma falha de segurança, você perderá apenas aquela senha.
Outra dica é o uso de cartões virtuais. A maioria das empresas que trabalham com pagamentos oferece esse serviço. A principal vantagem dele é que o funcionamento é temporário, vale apenas para uma compra.
Fui vítima de um golpe. O que faço?
Segundo a Safernet, entidade referência no combate a fraudes e violações no ambiente digital, alguns passos devem ser feitos pelo consumidor que foi vítima de um golpe. A instituição recomenda a formalização de uma denúncia no site da compra e no Procon/Ministério da Justiça.
Também é aconselhável em caso de perda financeira ou roubo de dados bancários, um registro de boletim de ocorrência do fato.