Planejada há seis anos, a missão da Nasa em que uma sonda bate contra um asteroide no espaço foi concluída na noite desta segunda-feira (26). Direto dos Estados Unidos, o correspondente Eduardo Barão, da Band, acompanhou o teste inédito que pretende salvar a Terra no futuro, em caso de perigo eminente de rochas espaciais gigantes colidirem com o nosso planeta.
Após 10 meses do lançamento, a nave Darte cumpriu o objetivo e se colidiu contra o alvo, o asteroide Dimorphos, cerca de 11 milhões de km de distância da Terra. O impacto provocou alegria nos cientistas que participaram da missão, mas daqui em solo terrestre.
Os cientistas comparam a nave a uma geladeira, enquanto o asteroide se trata de uma rocha do tamanho de um estádio de futebol. A colisão foi transmitida ao vivo pela Nasa. Com a análise dos dados, a equipe quer ter certeza de que o impacto foi suficiente para dar um “empurrão” para mudar a trajetória do objeto espacial.
A ideia da Nasa não é destruir o asteroide, mas sim desviá-lo da rota. Os cientistas querem saber se esse “empurrão” seria suficiente para evitar um impacto com a Terra em caso de uma ameaça real.