O Aeroporto Internacional de Manaus receberá uma programação especial realizada em conjunto com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Neste domingo (26/3), vai ocorrer a Feira da FAS, das 9h às 18h, no saguão de acesso à área de check-in do aeroporto e com entrada gratuita. Já na segunda-feira, dia 27 de março, será realizada uma roda de conversa sobre empreendedorismo para mulheres amazônidas.
As ações fazem parte da programação especial em homenagem ao mês da mulher e do seminário Mulheres da Floresta, evento que será promovido pela FAS nos dias 28, 29 e 30 de março, com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino em comunidades tradicionais indígenas, quilombolas e ribeirinhas da Amazônia.
Na Feira da FAS, os visitantes encontrarão 10 empreendedores com produtos ligados à economia verde e criativa de Manaus, como acessórios para cabelos, artesanato, plantas, produtos de jardinagem, artigos de beleza, colecionáveis, óleos essenciais, pinturas, entre outros.
Já no dia 27 de março, segunda-feira, a FAS promove a roda de conversa “A Amazônia Feminina”, com a presença da superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcléia Solidade, da gerente do Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), Valéria Lapa, da CEO da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia (administrada pela rede VINCI Airports), Karen Strougo, da liderança indígena e empreendedora, Neurilene Cruz, e da empreendedora, liderança feminina e artesã, Izolena Garrido.
A diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, afirma que o debate sobre o protagonismo e empoderamento das mulheres na Amazônia é extremamente importante e necessário. “As mulheres precisam ocupar cada vez mais espaço de liderança, na sociedade, nas empresas e na floresta. Esta Roda de conversa e a Feira da FAS colocam em prática a política da VINCI Airports de promover a diversidade, por meio de exemplos concretos e do debate aberto. Nos sentimos honrados em sediar essa ação e participar ativamente da conversa”.
“Não é de hoje que a FAS trabalha esta temática e ainda que de forma tímida, vemos a realidade se transformando e as mulheres se empoderando cada vez mais”, frisa a coordenadora da Feira da FAS, Cristine Rescarolli.
Sobre o Seminário Mulheres da Floresta
Entre os dias 28 e 30 de março, a FAS irá promover o ‘Seminário Mulheres da Floresta’, cujo objetivo é potencializar o protagonismo feminino das populações tradicionais moradoras de áreas protegidas (Unidades de Conservação, Terras Indígenas e Quilombolas) da Amazônia, a fim de fortalecê-las nas tomadas de decisões em seus territórios.
Com rodas de conversas sobre desafios, papel das políticas públicas, movimentos sociais e gestão de negócios, o evento reúne 80 mulheres de organizações comunitárias de diferentes regiões da Amazônia, além de empreendedoras, pesquisadoras, ativistas e especialistas de centros urbanos.
Além disso, as participantes também organizarão um Manifesto das Mulheres da Floresta, que incluirá os seguintes temas norteadores: Mudanças Climáticas, Segurança, Educação, Saúde, Desenvolvimento econômico, Empoderamento e Infraestrutura comunitária.