O Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Codam) encerrou, nessa quarta-feira, 15/12, as atividades de 2021, com recorde de R$ 31 bilhões em investimentos em três anos (2019 a 2021), com a projeção de criação de 22,5 mil novos postos de trabalho com a implantação dos projetos no estado.
"Esse recorde de investimentos, mesmo enfrentando uma pandemia, demonstra que estamos no caminho certo, melhorando o ambiente de negócios e dando mais segurança aos investidores", destacou o presidente do Codam, governador Wilson Lima.
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), pasta que coordena as reuniões do Codam, destacou os valores como inéditos na história de investimentos no Amazonas.
O titular da Sedecti, Jório Veiga, avaliou o feito histórico como fruto do interesse dos empresários na segurança e garantia gerada pelo modelo da Zona Franca de Manaus, e, também, pelas leis e condições dadas pelos benefícios fiscais do Governo do Estado.
“Nesses três anos, foram colocados 22.500 postos de trabalho novos referentes a esses projetos, isso equivale a 20% de um distrito industrial que tem 54 anos. É praticamente mais de 20% da mão de obra empregada. Esse é um feito muito grande para o Amazonas, sem contar os reflexos que são os empregos indiretos e o comércio que tem mostrado quase 50% da participação no PIB (Produto Interno Bruto)”, ressaltou o secretário.
Reunião
Os destaques da pauta da 293ª Reunião do Codam – a última de 2021 -, foram apresentados com 34 projetos, sendo 16 de implantação, 14 de diversificação e quatro de atualização. O investimento previsto foi de R$ 795 milhões, com projeção de 971 novos postos de trabalho para os próximos três anos. A mão de obra remanejada foi de 1.377.