O coach e influencer Thiago Schutz, dono do perfil “Manual Red Pill Brasil”, manifestou-se sobre a mensagem que enviou a atriz, roteirista e humorista Livia La Gatto, ocasião em que a ameaçou com “processo ou bala”. A artista chegou a registrar um boletim de ocorrência. À Band, a assessoria dela mencionou “medidas protetivas”.
Em vídeo publicado na última segunda-feira (27/2), Thiago disse que “bala” foi uma figura de linguagem decorrente de gírias e palavrões que usa no dia a dia. Além disso, destacou que, geralmente, é “mal interpretado” pelo que diz.
“Eu uso muita gíria. Eu falo muito palavrão. É a forma como eu me comunico. Não tenho vergonha de falar dessa forma. Quando eu uso a palavra ‘bala’, não é ‘bala’ no sentido literal, para deixar isso bem claro para todo mundo […], no sentido de ‘Vamos resolver essa questão. Essa questão precisa ser resolvida. É processo ou bora, vamos de outra forma’”, disse Thiago.
“Quem me conhece sabe”
Em outro momento da gravação, Thiago pontuou que quem o conhece sabe que o foco dele sempre foi ajudar pessoas, homens e mulheres. Vale lembrar que o coach cria conteúdos sobre masculinidade, o que é visto por críticos como machista.
Meu foco sempre foi ajudar pessoas, não somente homens, mas também mulheres. Este é um ponto importantíssimo, para deixar claro. Quem me conhece, não só por detrás das câmeras, mas também na vida social, sabe que sou exatamente desse jeito.
“Processo ou bala”
Um dos vídeos de Thiago sobre a relação homem versus mulher motivou Livia a satirizá-lo. Isso fez com que o coach exigisse que a artista apagasse o conteúdo dela sobre ele ou escolher entre “processo ou bala”.
“Você tem 24 horas para retirar seu conteúdo sobre mim. Depois disso, processo ou bala. Você escolhe”, escreveu em mensagem enviada à rede social de Livia.
Thiago ressaltou que não tem porte de arma nem faz parte de clube de tiro. Ele ainda alegou que era alvo de ataques há algumas semanas e que, por ser humano passível de emoções, enviou a mensagem à atriz.
“Eu tenho 34 anos. Nenhuma passagem criminal. Não tenho porte de arma. Não participo de clube de tiro. Eu seria incapaz de dar um tiro ou de ferir alguém”, pontuou.
O lado de Livia
Em nota, a assessoria da Livia confirmou à Band que a atriz formalizou um boletim de ocorrência contra Thiago e que, a partir de então, medidas cabíveis começam a ser tomadas, inclusive as protetivas.
A atriz Livia a Gato abriu um B. O. (este foi feito digitalmente conforme orientado na delegacia – quando compareceu pessoalmente). Acabou de receber a aprovação do mesmo (B.O.) e agora começa a entrar com as medidas cabíveis, dentre elas a protetiva.
O que diz o Código Penal?
De acordo com o artigo 147 do Código Penal, é considerado crime de ameaça o ato de ameaçar alguém por palavras, gestos ou outros meios, de maneira a causar mal injusto grave. Como punição, a lei determina detenção de um a seis meses ou multa.
Conteúdos de Thiago e Livia
Nas redes sociais, Thiago publica vídeos em que fala sobre o comportamento masculino. Em muitos desses conteúdos, o coach pontua qual seria a postura correta do homem numa relação amorosa com mulheres, o que divide opiniões no ambiente virtual.
Já Livia faz conteúdos satíricos ao machismo e misoginia com ênfase na defesa da liberdade da mulher. Um dos vídeos foi uma crítica cômica às falas do Thiago.








