O órgão Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) é o responsável por fiscalizar a ética da propaganda no Brasil e tem o objetivo de regulamentar e evitar campanhas de procedência enganosa, ofensiva, abusiva e etc.
O recomendou a suspensão de duas campanhas do Embaixador, a respeito da bebida lançada por Gusttavo Lima, no mês de Abril deste ano de 2022, o “Vermelhão”.
Segundo o Conar, a campanha da bebida não continha o aviso de idade mínima para ingestão do “Vermelhão” nas redes sociais, como também havia um suposto incentivo ao consumo excessivo de álcool, por conta da aparição do cantor bebendo o seu licor.
A bebida foi enquadrada no anexo A do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, por conta do alto teor alcoólico, assim as campanhas deveriam seguir algumas regras específicas, principalmente em relação a crianças e adolescentes e consumo responsável.
Essas denúncias foram enviadas pelo Ministério Público Federal da Bahia e pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).
Os responsáveis pelas campanhas Gusttavo Lima e o fabricante Better Drinks enviaram defesas, reconhecendo a problemática das campanhas apontadas pelo Conar, não questionando as queixas, suspendendo e alterando imediatamente os materiais publicitários que infringiram a lei.