A influenciadora e atriz trans Dylan Mulvaney, de 26 anos, recebeu ataques depois de protagonizar uma campanha publicitária da Budweiser nos Estados Unidos.
Na campanha, Dylan exibe algumas latas de Bud Light personalizadas com seu rosto. Assista abaixo. A postagem foi feita em 1º de abril, nas redes sociais da atriz. No TikTok, a influencer reúne quase 11 milhões de seguidores.
Foi o suficiente para grupos conservadores lançarem campanhas para boicotar a cerveja – a mais vendida nos Estados Unidos. Bares e restaurantes deixaram de vender o produto.
Dylan começou a ganhar popularidade em março de 2022, quando passou a documentar sua transição de gênero em uma série diária de vídeos que publicava na rede social chinesa.
Carreira de Dylan Mulvaney
Nascida em 1996 em San Diego, na Califórnia, Dylan Mulvaney é uma atriz e influenciadora norte-americana. Ela se assumiu como uma mulher trans durante a pandemia de covid-19, enquanto vivia com sua família em sua casa de infância.
A influenciadora se formou em artes, com foco em teatro musical em 2019, na Universidade de Cincinatti. No mesmo ano, ela ganhou um papel no musical da Broadway “O Livro dos Mórmons”, produção dos mesmos criadores da série animada “South Park”.
O papel a fez viajar pelos Estados Unidos, Canadá e México, até que a pandemia forçou a pausa na turnê. Foi então que Dylan criou uma conta no TikTok e passou a produzir conteúdo.
Em 2022, ela iniciou a série “Days of Girlhood”, em que falava, todos os dias, sobre sua transição de gênero. Hoje, esses conteúdos somam mais de um bilhão de visualizações. Publicada em abril deste ano, a campanha da Bud Light em parceria com a influenciadora marcava um ano da transição.
Em outubro do ano passado, Dylan conversou com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sobre os direitos dos transgêneros.
Entenda o caso
A divulgação da campanha de Dylan gerou reações em grupos conservadores, boicote à Budweiser e impactou os números da empresa.
Revoltado, o músico Kid Rock usou um fuzil semiautomático para metralhar caixas de Bud Light. Uma fábrica da Budweiser em Los Angeles sofreu amaça de bomba.
Na ultima semana, as vendas da Bud Light nos Estados Unidos caíram 17%. Desde o início do boicote, a empresa perdeu R$ 30 bilhões em valor de mercado.
Depois do prejuízo, dois diretores de marketing saíram de licença e a marca lançou um novo comercial defendendo o que chama de "valores americanos".