A Fifa sorteou na tarde desta sexta-feira, 1/4, em cerimônia no Centro de Convenções de Doha, os oito grupos da primeira fase da Copa do Mundo de 2022 do Catar. Cabeça de chave do Grupo G, o Brasil escapou de rivais de maior tradição e vai enfrentar Suíça, Sérvia e Camarões.
A Suíça é a décima-quarta colocada do ranking da Fifa e venceu o grupo da Itália nas Eliminatórias deste ano – a Azzurra caiu na repescagem. Coincidentemente, o Brasil já encarou os suíços no último Mundial, em 2018, na Rússia – a partida terminou empatada em 1 a 1.
Já a Sérvia, vigésima-quinta colocada do ranking Fifa e vencedora do grupo de Portugal nas Eliminatórias, é outra figurinha repetida e também esteve no caminho do Brasil há quatro anos – neste caso, a equipe verde-amarela venceu por 2 a 0.
Por fim, Camarões, trigésimo-sétimo colocado do ranking de seleções, é o único rival que não se repete da primeira fase de 2018 (a Costa Rica completou a chave brasileira na ocasião), mas traz boas recordações à seleção, que venceu os africanos na fase de grupos em 1994 (3 a 0) e 2014 (4 a 1).
Arquirrival do Brasil, a Argentina tem um caminho mais complicado no Catar: pega o tradicional México, a Polônia do artilheiro Lewandowski e a Arábia Saudita no Grupo C. Outro destaque da primeira fase é o clássico entre Espanha e Alemanha, que caíram juntas no Grupo E.
A Copa do Mundo Catar 2022 começa em 21 de novembro e termina em 18 de dezembro. Três vagas do campeonato ainda serão definidas em repescagem em junho.
Confira os grupos da Copa do Mundo do Catar 2022:
Grupo A: Catar, Holanda, Senegal, Equador
Grupo B: Inglaterra, Estados Unidos, Irã e País de Gales ou Escócia ou Ucrânia
Grupo C: Argentina, México, Polônia e Arábia Saudita
Grupo D: França, Dinamarca, Tunísia e Peru ou Austrália ou Emirados Árabes
Grupo E: Espanha, Alemanha, Japão e Costa Rica ou Nova Zelândia
Grupo F: Bélgica, Croácia, Marrocos e Canadá
Grupo G: Brasil, Suíça, Sérvia e Camarões