O conselheiro Érico Desterro assumiu, nesta terça-feira, 21/12, a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2022/2023. Autoridades e membros da instituição participaram da solenidade que foi presidida pelo conselheiro Mário de Mello, que deixa a presidência para assumir a Escola de Contas Públicas.
Ingresso no TCE-AM em 1999, ainda como procurador do Ministério Público de Contas, o conselheiro Érico Desterro passou a integrar o quadro da corte de contas em 2006.
“Devemos aprimorar mecanismos de integridade institucional de forma a angariar crescente respeito e reconhecimento social. A modernidade do controle está, a meu ver, na conjugação de dois principais fatores: investimento em tecnologia e abertura à sociedade”, afirmou Desterro.
Também foram empossados para o biênio 2022/2022, o novo corpo diretivo. Formado pela conselheira Yara Lins dos Santos, na vice-presidência; o conselheiro Ari Moutinho Júnior, na corregedoria; o conselheiro Josué Neto, na ouvidoria.
Todos os empossados foram eleitos pelo pleno em eleição realizada no último dia 16 de dezembro. Na primeira sessão plenária de 2022, marcada para o dia 18 de janeiro, devem ser eleitos, ainda, os conselheiros que irão presidir a primeira e a segunda câmara do TCE-AM.
*Colaboração Luiz Henrique Almeida, TV Band