A seleção brasileira entra em campo nesta quinta-feira (24) contra a Sérvia, às 16h (no horário de Brasília), no Estádio Lusail — onde também será disputada a final da competição, em busca da taça da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022. Com um sistema defensivo sólido e muitas opções no ataque, o time do Brasil é considerado ofensivo e tem chamado a atenção pelo “quinteto mágico” formado por Lucas Paquetá, Neymar, Raphinha, Vinicius Junior e Richarlison.
O técnico da seleção, Tite, tentou fazer mistério ao longo da semana e não confirmou a escalação, mas Vini Jr é favorito para sair jogando na vaga que ultimamente vinha sendo do volante Fred.
Um dos principais nomes do Real Madrid multicampeão na última temporada, o atacante de apenas 22 anos chega à Copa em condições de ser o companheiro decisivo que muitas vezes faltou a Neymar na seleção.
O jogador Neymar também vive grande fase nesta temporada, com 16 gols e 13 assistências em 22 jogos. Além disso, tem demonstrado maior comprometimento com o coletivo e terá sua terceira chance de levar a seleção brasileira ao sucesso em uma Copa do Mundo.
A vocação ofensiva desta equipe é notável já a partir da convocação: são nove atacantes entre os 26 selecionados para estar no Catar. Essa lista inclui sete estreantes que ajudaram a renovar uma equipe que manteve apenas nove atletas do grupo que havia jogado o Mundial da Rússia.
A seleção brasileira não perde em estreias em Copa do Mundo há 88 anos, desde uma derrota por 3 a 1 para a Espanha em 1934.