As crianças indígenas Glauco e Gleison, de 6 e 8 anos, respectivamente, chegam a Manaus nesta quinta-feira, 17/3, para continuarem com atendimento no Hospitale Pronto-Socorro da Criança, no bairro Compensa, zona Oeste.
Os irmãos foram encontrados na terça-feira, 15/3, após passarem 26 dias desaparecidos em uma área de mata no município de Manicoré (a 457 km distante de Manaus).
Os dois estão com quadro grave de desnutrição e, de início, foram atendidos pelo Hospital Regional Hamilton Cidade, do município.
De acordo com nota encaminhada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), uma aeronave bimotor decolou para a busca das crianças com equipes de profissionais de saúde.
"A equipe de saúde, composta por um médico, um enfermeiro, além do piloto e copiloto, decolou às 8h44 desta manhã em uma aeronave bimotor, modelo Embraer EMB-110 "Bandeirante". A previsão é que a operação dure em torno de 2h30, sendo 1h de voo e cerca de 30 a 60 minutos em solo. O pouso está previsto para às 11h30 no hangar da Manaus Aerotáxi. Os pacientes precisam estar estabilizados para embarcarem e a transferência seja realizada", diz a nota.