A produção de café no Amazonas cresceu 10 vezes em 4 anos. Segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), em 2018, a produção de café no Amazonas saiu de 7 mil sacas para 75,2 mil sacas em 2021. A previsão para 2022 é de continuar mantida a produção de 75,2 mil sacas.
“Todo esse crescimento do café no Amazonas se deve aos nossos produtores rurais que estão acreditando no cultivo e, também, o bom preço pago pelo mercado, principalmente, a agroindústria existente em Manaus”, afirmou o secretário da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior.
Adoção de técnicas de manejo, intercâmbio com produtores de outras regiões, capacitação, além do incentivo aos cultivos em escala, com apoio no escoamento, transporte, comercialização estão entre as atividades que incentivaram o crescimento, segundo a Sepror.
De acordo com a Pasta, para 2022, a aquisição de mudas, que deverão ser distribuídas aos municípios com potencial para o desenvolvimento da cultura e a implantação de unidades de observação que serão administradas pelo Idam fazem parte da estratégia para alavancar a produção.