Dia 2 de maio é o dia "internacional" Fausto Silva: o apresentador completa nesta segunda-feira 72 anos. Com mais de 50 anos dedicados à comunicação, Faustão se tornou uma das personalidades mais icônicas da televisão brasileira.
Fausto Silva nasceu em São Paulo no ano de 1950. Ainda criança, morou em diferentes cidades no interior do estado e, já na adolescência, fincou raízes em Campinas. Foi lá onde terminou o colégio e começou a estudar direito na PUC, curso que frequentou por 4 anos até decidir investir em outras áreas.
A história escrita por Faustão no mundo da comunicação começou cedo, ainda na adolescência, e deixou sua marca registrada por onde passou. Nos últimos 50 anos no esporte, na rádio, televisão, Fausto colecionou amigos e admiradores por onde passou, e é uma referência do show business brasileiro. Não à toa, ele chama celebridades de "sócios" do programa.
Repórter esportivo
A primeira experiência profissional foi ainda bem jovem, com 14 anos, como locutor. O ano era 1964 quando Faustão estreava nas rádios Cultura e Brasil. Aos poucos, começou a narrar eventos cotidianos e sociais, como aniversários e tardes de autógrafos.
Algum tempo depois, tornou-se repórter esportivo na rádio. Seu trabalho nos campos ganhou notoriedade pela capacidade de improvisar ao vivo. Na época, atuou pelas rádios Excelsior, Brasil e Globo, até ser convidado, em 1969, pelo apresentador Blota Júnior, para atuar como repórter de um telejornal na TV Record. Lá ele também apresentou um programa de rádio e cobriu diferentes editorias, como notícias.
O paulista passou pela rádio Jovem Pan e pelo jornal O Estado de S. Paulo, onde ficou até 1984. Ao longo dos anos, seu trabalho o levou para importantes eventos esportivos, entre eles duas Copas do Mundo e algumas Libertadores da América.
Carreira na TV
A história de Fausto no entretenimento começou por um pontapé da Rádio Excelsior. Na época, a emissora exibia o programa Balancê (com jornalistas e humoristas) e deu ao apresentador a oportunidade de trabalhar com plateia. O sucesso foi tanto que ele conquistou seu primeiro trabalho solo na televisão, com o Perdidos na Noite.
Inicialmente uma atração dentro de outro programa da TV Gazeta, demorou cerca de um ano para que o quadro ganhasse notoriedade e evoluísse para um programa de auditório, desta vez na Record, em 1984. A exibição acontecia nas noites de sábado para São Paulo e, depois, para o Rio de Janeiro.
Foi somente na Band que Faustão atingiu escala nacional, 1986. Com muito improviso, sacadas rápidas e senso de humor, ele conquistou o Brasil. Tamanha irreverência e capacidade de debochar de si mesmo, o apresentador usava a chamada “espelho, espelho meu, existe algum programa pior do que o meu?” para anunciar a atração. Em 1987, Fausto lançou o programa “Safenados e Safadinhos”.
Dois anos depois, o paulista foi para o ‘plim plim’, como apelidou a TV Globo, onde se consolidou no Domingão do Faustão e lá ficou por 32 anos, até 2021. O programa foi um sucesso de audiência, com quadros famosos e bordões que se popularizaram por todo o território nacional, estabelecendo o apresentador como uma das grandes marcas do entretenimento no Brasil.
Faustão na Band
Após 34 anos, Fausto Silva voltou à emissora que o projetou como um dos maiores comunicadores do país. Em nova fase, ele estreou em 17 de janeiro de 2022, às 20h30, para apresentar o Faustão na Band, um programa diário, repleto de quadros, musicais, revelação de talentos e muita diversão.
O retorno do apresentador ao canal revolucionou todos os departamentos da Band. O programa conta com uma equipe de 300 profissionais dedicada a fazer uma atração diferente a cada dia.
Além das icônicas bailarinas do Faustão no palco e mais de 400 pessoas no auditório João Jorge Saad, Fausto Silva agora divide o palco sagrado com a jornalista Anne Lottermann, que trocou o jornalismo pelo mundo do entretenimento, e João Guilherme Silva, filho do apresentador, que tem brilhado ao lado do pai na atração da Band.