Manaus (AM) – A cidade de Manaus enfrenta, nesta terça-feira (15), uma paralisação parcial do transporte coletivo, em razão da greve anunciada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivo Urbano e Rodoviários de Manaus e Região Metropolitana. A mobilização da categoria ocorre em meio a impasses nas negociações salariais e a manutenção do serviço de cobrador nos ônibus.
Os trabalhadores reivindicam o reajuste de salário e a manutenção do serviço de cobrador nos ônibus. Os trabalhadores temem que haja a extinção do trabalho de cobrador.
Em nota, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) informou que acompanha a situação de perto e que está empenhada em reduzir os impactos da paralisação na rotina da população.
Uma liminar expedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região determina a manutenção de pelo menos 70% da frota de ônibus em circulação durante os horários de pico (das 6h às 9h e das 17h às 20h) e 50% nos demais períodos do dia. A decisão também proíbe o bloqueio de garagens e quaisquer ações que impeçam a operação mínima do sistema de transporte.