Manaus (AM) – A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP), autuou em flagrante, um homem, de 42 anos, pelo crime de injúria racial contra um agente de trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), de 32 anos. O crime ocorreu na mesma noite da prisão, por volta das 21h40, durante uma abordagem na avenida Umberto Calderaro, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
Segundo o Boletim de Ocorrência (BO), a vítima estava em uma viatura acompanhada de outros agentes na noite de quarta-feira (15/10), quando avistaram o autor conduzindo uma motocicleta com o capacete mal posicionado, sobre a testa, de forma semelhante a um boné.
Nesse momento, os agentes determinaram que o condutor ajustasse o capacete corretamente, mas ele ignorou a ordem. Em seguida, foi emitido sinal sonoro para que parasse; ainda assim, ele desobedeceu e questionou o motivo da abordagem. Diante da resistência, os agentes precisaram forçar a parada da motocicleta com a viatura, sem que houvesse contato entre os veículos.
Ao ser questionado sobre sua conduta, o autor afirmou que poderia conduzir a motocicleta da forma que desejasse. Em tom desrespeitoso, disse ainda que a equipe de fiscalização não tinha autoridade para pará-lo. Quando solicitado a apresentar a documentação, passou a proferir palavras de cunho racial contra a vítima.
Diante das ofensas, o homem foi detido, e o apoio de policiais militares foi acionado para auxiliar na condução do infrator até o 1° DIP, onde a autoridade policial lavrou o auto de prisão em flagrante. Ele ficou à disposição do Poder Judiciário.
A motocicleta que o autor pilotava foi removida para o parqueamento do Detran, pois apresentava licenciamento atrasado e pneu dianteiro careca.