Indicada ao Grammy 2023 na categoria Artista Revelação, Anitta é um dos nomes mais fortes da música brasileira. Ela arrasta multidões por onde passa e, nos shows de carnaval deste ano, resolveu homenagear algumas mulheres históricas – o que rendeu algumas críticas nas redes sociais.
Em publicações virais, internautas acusam a dona do hit “Envolver” de sexualizar figuras históricas com suas fantasias para os ensaios do Bloco da Anitta. Em uma das publicações, um usuário compartilhou uma montagem com os looks de Anitta ao lado das figuras homenageadas e escreveu: “Sexualiza tudo o que toca”.
Como não poderia ser diferente, os fãs da cantora saíram em sua defesa. “Quer que ela vá fazer show parecendo dirigente de círculo de oração?”, defendeu um deles. Em resposta, o autor da publicação destacou que nem tudo deve ser sexualizado e opinou que esse tipo de comportamento mostra a falta de conteúdo da artista. “Precisa mesmo sexualizar tudo, absolutamente tudo? Isso é coisa de quem não tem outra coisa para mostrar para o público”, escreveu.
A discussão sobre a legitimidade das homenagens de Anitta no carnaval de 2023 virou assunto até em páginas especializadas de astronomia na internet. Em uma delas, que acumula mais de 1 milhão de seguidores no Twitter, a foto de Anitta foi compartilhada com a notícia de que a cantora estava homenageando a primeira mulher a ir ao espaço, Valentina Tereshkova.
Nos comentários da publicação, seguidores criticaram a cantora e atacaram até a própria página por “dar palco” para esse tipo de homenagem. “Imagina uma página de astronomia chamar isso de homenagem?", questionou um dos seguidores. “As pessoas estão querendo que a Anitta vá fazer um show de 5 horas vestida literalmente de astronauta? Gente, é uma homenagem, não uma réplica”, respondeu outro deles.
Anitta ainda não respondeu a nenhuma das publicações questionando suas fantasias de carnaval, mas tem compartilhado em suas redes detalhes das fantasias e as explicações sobre quem é a figura histórica homenageada.