O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou na manhã desta segunda-feira (14) para o Egito onde irá participar da 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP-27, em Sharm El Sheikh. Ele viajou em um jato particular.
Nas redes sociais, Lula postou: “Bom dia. Hoje viajo ao Egito para participar da COP 27. O combate às mudanças climáticas deve ser um compromisso do Estado brasileiro. Trabalharemos pelo futuro do nosso país e do planeta, que é um só e de todos”.
Antes de viajar, o presidente eleito fez exames de rotina no hospital Sírio-Libanês em São Paulo. O boletim médico divulgado pelo Sírio-Libanês destaca “alterações inflamatórias decorrentes do esforço vocal e pequena área de leucoplasia na laringe”.
Na COP-27, Lula irá participar de participar de encontros na quarta (16) e quinta-feira (17). Ele foi convidado pelo presidente do Egito, Abdel Fattah El Sisi e também recebeu convite do consórcio dos governadores da Amazônia. A COP-27 começou no dia 6 e vai até 18 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito.
Um dos compromissos de Lula nesta campanha é reforçar a fiscalização para reduzir a zero o desmatamento ilegal na Amazônia. Nesta quarta, Lula participa do evento "Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática", junto com alguns dos governadores da Amazônia Legal: Waldez Góes (Amapá), Gladson Cameli (Acre), Mauro Mendes (Mato Grosso), Helder Barbalho (Pará), Wanderlei Barbosa (Tocantins) e Marcos Rocha (Rondônia).
Na quinta-feira, Lula participa de um encontro com representantes da sociedade civil brasileira e participa do Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.
A 27ª conferência do clima da ONU reúne no Egito governos do mundo todo, diplomatas, entidades privadas e da sociedade civil com o objetivo de discutir medidas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas com foco nos cortes de emissões de gás carbônico (CO2) no planeta.
Depois da participação na COP-27, Lula irá para Portugal se encontrar com autoridades.