Manaus (AM) – Em meio à campanha Maio Amarelo, iniciativa que busca reforçar a importância da prudência e do respeito às normas de trânsito para a preservação de vidas, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), David Fernandes dos Santos, falou na manhã desta quarta-feira, 21/5, sobre ações realizadas pela autarquia para prevenir sinistros de trânsito no estado e na capital. A entrevista ocorreu no programa Amazonas Urgente, com apresentação do jornalista Vitor Masullo.
O diretor-presidente afirmou que além de intensificar fiscalizações, o Detran-AM aumentou o número de campanhas de educação sobre trânsito consciente, e ressaltou o papel fundamental da população na prática de condutas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“A população precisa ter consciência dos últimos acontecimentos – alto número de sinistros. O trânsito não é composto somente por fiscalização ou educação, mas de atitudes prudentes dos condutores, como uso de acessórios/itens de segurança e abandono de álcool ao volante”, explicou o presidente da autarquia.
Pedestres
Conforme dados do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), 73 pessoas morreram após acidentes de trânsito em Manaus entre 1º de janeiro e 30 de abril de 2025, número 24% menor em relação ao mesmo período de 2024 (97). O número de morte por atropelamentos, no entanto, subiu para 30 neste ano, aumento de 15% em comparação com 2024 (26).
“Temos vistos muitos atropelamentos e, quando analisamos imagens de circuitos de vigilância, constatamos que (em algum dos casos) houve travessia em locais inadequados, o que faz parte da imprudência. Quando isso acontece, colocamos nossa vida e a de outras pessoas em risco”, pontuou David Fernandes.
Motociclistas
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP/AM) divulgou 1.1228 mortes por acidentes com motociclistas no estado de 2020 a 2024, sendo 60,9% dos casos na capital. O presidente do Dentran-AM solicitou atenção a esse público. O motociclista tem que saber que não pode sair cortando os veículos, e deve evitar manobrar perigosas com o seu veículo, como o famoso ‘grau’, disse.
Fiscalizações
O Detran-AM realiza operações regulares de fiscalização, como a Lei Seca. Nas ações, a autarquia autua condutores que dirigem sob efeito de álcool e também emitem multas a motoristas (ou seus veículos) que se encontrem em situação irregular. A última Operação Lei Seca, feita no último dia 16/5 em todas as zonas de Manaus, resultou em quase 170 autuações e 33 remoções de automóveis.
A entrevista na íntegra pode ser acessada no canal do Youtube da Band Amazonas.