Manaus (AM) – Trinta e sete quilos de maconha e a embarcação que transportava o entorpecente, foram apreendidas, na terça-feira (19), durante fiscalização da Base Fluvial Arpão 2, nas proximidades do município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus). A ação foi realizada no âmbito da operação Protetor das Fronteiras/Fronteira Mais Segura, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e gerou R$1,7 milhão de prejuízo ao crime.
Policiais militares que atuam na Base Arpão abordaram a balsa Maria Luiza, que era oriunda do município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 quilômetros de Manaus), e tinha como destino final a capital amazonense.
Durante a revista no interior da embarcação, os agentes encontraram os entorpecentes dentro de mochilas. A ação também contou com o apoio do cão de faro para narcóticos, Xerife, da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães).
Ao todo, foram apreendidos 35 tabletes de maconha com aproximadamente 37 kg do entorpecente. Toda a materialidade foi apresentada para a autoridade de polícia da Base Arpão 2 para os procedimentos de polícia judiciária.
Bases Militares
As bases militares do Amazonas operam no combate às ações criminosas nos rios do Estado. A SSP-AM coordena, no total, quatro unidades militares – Base Arpão; Base Arpão 2; Base Tiradentes; e Base Governador Paulo Pinto Nery.
As unidades militares estão posicionadas em pontos estratégicos para coibir crimes de narcotráfico, biopirataria, roubos de combustíveis, de minérios, dentre outros.