Nesta segunda-feira, 17/1, a Prefeitura de Manaus inicia a vacinação de crianças contra a Covid-19 contemplando, inicialmente, as de 5 a 11 anos que apresentem comorbidades ou deficiências (PcDs). A abertura oficial da nova etapa da campanha será feita às 9h, no Parque Cidade da Criança, no bairro Aleixo, zona Sul da capital.
A vacina será oferecida em quatro locais estratégicos, onde a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) montou ambientes exclusivos, lúdicos e adequados às exigências de segurança estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS) – Parque Cidade da Criança, zona Sul, Clube do Trabalhador-Sesi, na zona Leste, e Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, na zona Oeste, com funcionamento das 9h às 16h; e no shopping Manaus Via Norte, zona Norte, das 10h às 16h.
De acordo com a prefeitura, o atendimento será escalonado e, depois dos menores com comorbidades e deficiências permanentes, serão vacinados os demais grupos prioritários, de acordo com a disponibilidade de vacinas. A meta é vacinar 90% do público-alvo, estimado em 260.721 crianças.
A ordem de atendimento após o primeiro grupo será: indígenas e quilombolas (grupo 2); crianças que vivem em instituições de longa permanência, como abrigos e orfanatos (grupo 3); e população geral na faixa etária recomendada (grupo 4), contemplando uma idade por vez, em ordem decrescente (de 11 a 5 anos).
Documentos necessários
As crianças devem ir ao ponto de vacinação acompanhadas de um dos pais ou de outro responsável maior de idade e estes devem apresentar documento de identificação.
Os documentos obrigatórios são: certidão de nascimento ou documento de identificação original com foto; cartão nacional do SUS ou CPF, e a caderneta de vacinação. Além desses, para as crianças com comorbidades, é necessária a apresentação de laudo médico que comprove essa condição. As que têm deficiências (PcDs) não precisam apresentar laudo.